SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 16
Ginástica De Solo e de Aparelhos Ana Pinho nº2 10ºI
História da ginástica A Ginástica, tal como se conhece hoje, tem uma origem recente, tendo surgido no início do século XIX e desenvolvendo-se rapidamente até ao nível que conhecemos hoje. No entanto, ela já existia na antiguidade, onde a exercitação do corpo foi desenvolvida devido às constantes rivalidades entre as cidades e povos, e os exercícios eram praticados com objectivos militares. Foi nessa altura que foi utilizada pela primeira vez a palavra ginástica. O termo “Ginástica” provém da palavra grega “Gymnos” que significa “Nu”, o que se deve ao facto de, na antiguidade clássica, este tipo de actividade se praticar sem qualquer peça de roupa, sendo considerada por isso uma actividade exclusivamente masculina. Foi na Suíça, em 1832, que se formou a primeira Federação de Ginástica. Nesse mesmo ano foi organizada a primeira grande Festa Gímnica Federal (Turnfest) em Aarau, que desde então se repete todos os anos. A partir deste evento, o desenvolvimento e crescimento da ginástica foi enorme.             
Em 1881, surge a Federação Europeia de Ginástica, que mais tarde passou a designar-se por Federação Internacional de Ginástica. O primeiro Torneio Internacional realizou-se em Invers, no ano de 1903, passando em 1934 a designar-se por Campeonato do Mundo.  Em Portugal, só em 1950 surgiu a Federação Portuguesa de Ginástica, que com o passar dos anos se dividiu em duas Federações distintas: Federação Portuguesa de Ginástica e Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos. A Federação Internacional de Ginástica considera duas grandes áreas da Ginástica: uma vertente não desportiva, que se chama Ginástica Geral e é de participação recreacional; e uma vertente desportiva, onde se englobam todos os tipos de Ginástica que já ouviste falar - Ginástica Artística (feminina e masculina), Ginástica Rítmica, Trampolins, Ginástica Aeróbica e Ginástica Acrobática.
Atenção Segundo o dicionário online de língua portuguesa, Priberam, o ginasta é a "pessoa que pratica ginástica como amador ou profissional", visto que sua definição de ginástica é a "arte de exercitar, de fortificar, de desenvolver o corpo por um certo número de exercícios físicos sob um conjunto de exercícios próprios para desenvolver as faculdades intelectuais."Tal definição é válida também para a Federação Internacional, que tem por filosofia gímnica a ginástica para todos. De acordo com o Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2010, o ginasta pode ser um atleta e uma pessoa que pratica ginástica. Então, pode-se afirmar que sobre o prisma da filosofia e da prática gímnica, o ginasta é todo aquele que pratica ginástica em suas variadas modalidades, seja em nível profissional ou em nível amador. Contudo, como não existem diferenças de nível amador e profissional para as modalidades não competitivas, o praticante é todo aquele que pratica ginástica com intuito do condicionamento físico e mental.
Rolamento à frente   Como fazer? ,[object Object]
Elevar o rabo e apoiar a nuca no tapete. Rolar o corpo sobre as costas, mantendo o queixo junto ao peito.
Avançar o tronco e os braços para sair do solo sem a ajuda das mãos.,[object Object]
Rolamento à retaguarda com saída de pernas afastadas e estendidas Como fazer? -Desequilibrar o corpo para trás, aproximando o tronco das pernas; -Rolar sobre as costas, apoiando as mãos no tapete ao lado da cabeça; -Empurrar o tapete, afastando as pernas depois destas terem ultrapassado o plano vertical; -Terminar na posição de pé e juntar as pernas através de um pequeno salto.
Rolamento à frente saltado Como fazer? -Impulsão a pés juntos, seguido da projecção do corpo para a frente; -Lançamento dos membros superiores; -Saída dos pés do solo com elevação da bacia; -Apoio das mãos à largura dos ombros o mais longe possível, com flexão dos cotovelos; -Apoio da nuca no solo, seguido do rolamento progressivo sobre a coluna, mantendo o corpo engrupado; -Contacto da bacia com o solo e colocação dos pés junto à bacia; -Projecção dos membros superiores para a frente em elevação anterior, terminando na posição de sentido com os membros superiores em elevação superior e no prolongamento do tronco.
Apoio facial invertido (pino) com rolamento à frente Como fazer? -Apoiar as palmas no solo à largura dos ombros, com dedos bem afastados, os braços estendidos e dar balanço com perna de impulsão, elevando a perna livre; -Na posição de equilíbrio, realizar extensão completa dos diferentes segmentos corporais (apoio invertido), com pernas juntas, as pontas dos pés estendidas e o olhar dirigido para as mãos, colocadas na linha de projecção dos ombros (corpo contraído); -Desequilibrar o corpo e executar rolamento à frente.
Roda Como fazer? -Executar afundo da perna de impulsão, seguido de elevação rápida da perna de balanço; -Apoiar as mãos no solo, uma após a outra, em linha recta com braços no prolongamento do corpo; -Passar por apoio invertido com pernas afastadas e estendidas, mantendo o olhar dirigido para as mãos; -Fazer a recepção no solo em dois tempos: primeiro a perna de balanço e depois a perna de impulsão, chegando ao solo com o corpo virado para o ponto de partida e os braços em elevação lateral obliqua superior.
Avião Como fazer? -Eleva uma das pernas atrás com pé em flexão plantar; -Extensão completa dos membros inferiores; -Flecte o tronco à frente; -Olhar dirigido para a frente; -Membros superiores em extensão e afastados lateralmente; -Tonicidade geral elevada; -Mantém a posição durante 3 segundos.
Ponte Como fazer? -Planta dos pés apoiadas no solo; -Mãos apoiadas ao lado da cabeça com os dedos afastados e orientados para os pés; -Extensão dos membros superiores e membros inferiores; -Elevação da bacia; -Membros inferiores unidos; -Cabeça acompanha o movimento de extensão da coluna; -Olhar dirigido para as mãos.
Minitrampolim - salto em extensão (vela) Como fazer? -Após a corrida preparatória, realizar a impulsão no centro da tela, com pés paralelos e pernas ligeiramente flectidas ; -Sair do aparelho com pernas estendidas e olhar dirigido em frente; -Contactar o solo em equilíbrio, com pernas afastadas à largura dos ombros, com ligeira flexão dos membros inferiores e braços junto ao corpo.
Minitrampolim - salto engrupado Como fazer? -Após corrida preparatória, realizar impulsão no centro da tela, com pés paralelos e as pernas ligeiramente flectidas; -Puxar os joelhos ao peito e tocar as pernas com os braços, imediatamente abaixo dos joelhos, no ponto mais alto do voo; -Após definição da figura de Engrupado, realizar a abertura através de movimento enérgico das pernas juntas e estendidas, com os braços ao lado do corpo; -Contactar o solo em equilíbrio, com as pernas afastadas à largura dos ombros e com ligeira flexão dos membros inferiores e braços junto ao corpo.
Minitrampolim - salto em carpa Como fazer? -Chamada energética com pés paralelos (ligeiramente afastados) joelhos em semi-flexão no centro do trampolim, ombros ligeiramente recuados em relação ao apoio dos pés; -No ponto mais alto do voo realizar a “espargata” frontal, com os braços estendidos na direcção dos pés; -As costas devem inclinar-se ligeiramente à frente e os membros inferiores devem subir para o plano horizontal. -Abertura rápida da posição para a recepção (equilibrada a pés juntos com ligeira flexão dos membros inferiores no momento do contacto dos pés no solo); -Finalização na posição de sentido.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Aptidão física
Aptidão físicaAptidão física
Aptidão físicasirgmoraes
 
Ginástica Acrobática
Ginástica AcrobáticaGinástica Acrobática
Ginástica AcrobáticaLuh Fernandes
 
Atividade fisica, aptidão física e saúde
Atividade fisica, aptidão física e saúdeAtividade fisica, aptidão física e saúde
Atividade fisica, aptidão física e saúdewashington carlos vieira
 
Trave - Esquemas de Ginástica de Aparelhos
Trave - Esquemas de Ginástica de AparelhosTrave - Esquemas de Ginástica de Aparelhos
Trave - Esquemas de Ginástica de AparelhosMaria João Vasconcelos
 
Trabalho de Atletismo - Aconsa
Trabalho de Atletismo - AconsaTrabalho de Atletismo - Aconsa
Trabalho de Atletismo - AconsaAna Carolina
 
Ginástica de aparelhos
Ginástica de aparelhosGinástica de aparelhos
Ginástica de aparelhosRui Lemos
 
Capacidades motoras: condicionais e coordenativas
Capacidades motoras: condicionais e coordenativasCapacidades motoras: condicionais e coordenativas
Capacidades motoras: condicionais e coordenativasJoanaMartins7
 
Mini trampolim (este sim está correcto o outro estava incompleto)
Mini trampolim (este sim está correcto o outro estava incompleto)Mini trampolim (este sim está correcto o outro estava incompleto)
Mini trampolim (este sim está correcto o outro estava incompleto)Thepatriciamartins12
 
Badminton
BadmintonBadminton
Badmintondnebsm
 
Ginástica acrobática e.f. - 12ºc
Ginástica acrobática   e.f. - 12ºcGinástica acrobática   e.f. - 12ºc
Ginástica acrobática e.f. - 12ºcluis reis
 
Triplo salto
Triplo saltoTriplo salto
Triplo saltoEscola
 
Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...
Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...
Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...Margarida Ferreira
 
Ginástica de aparelhos 6.º ano
Ginástica de aparelhos 6.º anoGinástica de aparelhos 6.º ano
Ginástica de aparelhos 6.º anoAna Gomes
 
A Dopagem e os riscos de vida e saúde
A Dopagem e os riscos de vida e saúdeA Dopagem e os riscos de vida e saúde
A Dopagem e os riscos de vida e saúdeDiogo Silva
 

Mais procurados (20)

Atletismo
AtletismoAtletismo
Atletismo
 
Aptidão física
Aptidão físicaAptidão física
Aptidão física
 
Ginástica Acrobática
Ginástica AcrobáticaGinástica Acrobática
Ginástica Acrobática
 
Atividade fisica, aptidão física e saúde
Atividade fisica, aptidão física e saúdeAtividade fisica, aptidão física e saúde
Atividade fisica, aptidão física e saúde
 
Trave - Esquemas de Ginástica de Aparelhos
Trave - Esquemas de Ginástica de AparelhosTrave - Esquemas de Ginástica de Aparelhos
Trave - Esquemas de Ginástica de Aparelhos
 
Desportos
DesportosDesportos
Desportos
 
Trabalho de Atletismo - Aconsa
Trabalho de Atletismo - AconsaTrabalho de Atletismo - Aconsa
Trabalho de Atletismo - Aconsa
 
Ginástica de aparelhos
Ginástica de aparelhosGinástica de aparelhos
Ginástica de aparelhos
 
Capacidades motoras: condicionais e coordenativas
Capacidades motoras: condicionais e coordenativasCapacidades motoras: condicionais e coordenativas
Capacidades motoras: condicionais e coordenativas
 
Atletismo
AtletismoAtletismo
Atletismo
 
Mini trampolim (este sim está correcto o outro estava incompleto)
Mini trampolim (este sim está correcto o outro estava incompleto)Mini trampolim (este sim está correcto o outro estava incompleto)
Mini trampolim (este sim está correcto o outro estava incompleto)
 
Badminton
BadmintonBadminton
Badminton
 
Natação
NataçãoNatação
Natação
 
Ginástica acrobática e.f. - 12ºc
Ginástica acrobática   e.f. - 12ºcGinástica acrobática   e.f. - 12ºc
Ginástica acrobática e.f. - 12ºc
 
Triplo salto
Triplo saltoTriplo salto
Triplo salto
 
Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...
Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...
Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...
 
Basquetebol
BasquetebolBasquetebol
Basquetebol
 
Danças Sociais
Danças SociaisDanças Sociais
Danças Sociais
 
Ginástica de aparelhos 6.º ano
Ginástica de aparelhos 6.º anoGinástica de aparelhos 6.º ano
Ginástica de aparelhos 6.º ano
 
A Dopagem e os riscos de vida e saúde
A Dopagem e os riscos de vida e saúdeA Dopagem e os riscos de vida e saúde
A Dopagem e os riscos de vida e saúde
 

Destaque

Destaque (18)

Os mais importantes métodos ginásticos
Os mais importantes métodos ginásticosOs mais importantes métodos ginásticos
Os mais importantes métodos ginásticos
 
O filme
O filmeO filme
O filme
 
O discurso do rei
O discurso do reiO discurso do rei
O discurso do rei
 
HollywoodCEO: O Discurso do Rei
HollywoodCEO: O Discurso do ReiHollywoodCEO: O Discurso do Rei
HollywoodCEO: O Discurso do Rei
 
Plano de aula didatica
Plano de aula  didaticaPlano de aula  didatica
Plano de aula didatica
 
83539926 proposta-coordenacao
83539926 proposta-coordenacao83539926 proposta-coordenacao
83539926 proposta-coordenacao
 
Educação Física - Cleisson e Mateus
Educação Física - Cleisson e Mateus Educação Física - Cleisson e Mateus
Educação Física - Cleisson e Mateus
 
Aula de ginastica
Aula de ginasticaAula de ginastica
Aula de ginastica
 
Método Ginástico Francês
Método Ginástico FrancêsMétodo Ginástico Francês
Método Ginástico Francês
 
Aula inaugural-gg
Aula inaugural-ggAula inaugural-gg
Aula inaugural-gg
 
Sebentaginastica
SebentaginasticaSebentaginastica
Sebentaginastica
 
Slides ginástica
Slides ginásticaSlides ginástica
Slides ginástica
 
Ginástica geral
Ginástica geralGinástica geral
Ginástica geral
 
56370482 plano-de-trabalho-coordenacao-pedagogica
56370482 plano-de-trabalho-coordenacao-pedagogica56370482 plano-de-trabalho-coordenacao-pedagogica
56370482 plano-de-trabalho-coordenacao-pedagogica
 
Aula01:
Aula01:Aula01:
Aula01:
 
Sebenta.ginastica.solo.profissional
Sebenta.ginastica.solo.profissionalSebenta.ginastica.solo.profissional
Sebenta.ginastica.solo.profissional
 
Fundamentos metodologicos da ginastica
Fundamentos metodologicos da ginasticaFundamentos metodologicos da ginastica
Fundamentos metodologicos da ginastica
 
Métodos ginásticos
Métodos ginásticosMétodos ginásticos
Métodos ginásticos
 

Semelhante a Ginástica

Ginstica de solo e aparelhos epc
Ginstica de solo e aparelhos  epcGinstica de solo e aparelhos  epc
Ginstica de solo e aparelhos epcJoao Pimentel
 
Resumo de ginastica de Solo para a disciplina de educação física
Resumo de ginastica de Solo para a disciplina de educação físicaResumo de ginastica de Solo para a disciplina de educação física
Resumo de ginastica de Solo para a disciplina de educação físicaHenriqueRuas3
 
Circuito de treinamento para Boxe e MMA
Circuito de treinamento para Boxe e MMACircuito de treinamento para Boxe e MMA
Circuito de treinamento para Boxe e MMAeneck
 
Cinesioterapia- Exercícios de Klapp.pptx
Cinesioterapia- Exercícios de Klapp.pptxCinesioterapia- Exercícios de Klapp.pptx
Cinesioterapia- Exercícios de Klapp.pptxbeeatrizsilvaa567
 
Hidroterapia aquecimento
Hidroterapia   aquecimentoHidroterapia   aquecimento
Hidroterapia aquecimentoDenise Monteiro
 
Programa de exercícios p a coluna
Programa de exercícios p a colunaPrograma de exercícios p a coluna
Programa de exercícios p a colunaTersio Gorrasi
 
Exercícios para fazer em casa
Exercícios para fazer em casaExercícios para fazer em casa
Exercícios para fazer em casaNanda Geromel
 
Cta dac 6_e_afonso
Cta dac 6_e_afonsoCta dac 6_e_afonso
Cta dac 6_e_afonsoTurmaNova
 
ALONGAMENTOS PARA MEMBROS SUPERIORES, INFERIORES E TRONCO.ppt
ALONGAMENTOS PARA MEMBROS SUPERIORES, INFERIORES E TRONCO.pptALONGAMENTOS PARA MEMBROS SUPERIORES, INFERIORES E TRONCO.ppt
ALONGAMENTOS PARA MEMBROS SUPERIORES, INFERIORES E TRONCO.pptDouglasRodrigues823281
 
Treinamento para melhora a preparação física para o tae kwon do
Treinamento para melhora a preparação física para o tae kwon do Treinamento para melhora a preparação física para o tae kwon do
Treinamento para melhora a preparação física para o tae kwon do eneck
 

Semelhante a Ginástica (20)

Ginstica de solo e aparelhos epc
Ginstica de solo e aparelhos  epcGinstica de solo e aparelhos  epc
Ginstica de solo e aparelhos epc
 
Resumo de ginastica de Solo para a disciplina de educação física
Resumo de ginastica de Solo para a disciplina de educação físicaResumo de ginastica de Solo para a disciplina de educação física
Resumo de ginastica de Solo para a disciplina de educação física
 
EducaçãO Fisica
EducaçãO FisicaEducaçãO Fisica
EducaçãO Fisica
 
Ginástica no solo.pptx
Ginástica no solo.pptxGinástica no solo.pptx
Ginástica no solo.pptx
 
Salto aparelhos
Salto aparelhosSalto aparelhos
Salto aparelhos
 
Circuito de treinamento para Boxe e MMA
Circuito de treinamento para Boxe e MMACircuito de treinamento para Boxe e MMA
Circuito de treinamento para Boxe e MMA
 
Cuidador de idoso_18
Cuidador de idoso_18Cuidador de idoso_18
Cuidador de idoso_18
 
2 backstroke
2  backstroke2  backstroke
2 backstroke
 
Cinesioterapia- Exercícios de Klapp.pptx
Cinesioterapia- Exercícios de Klapp.pptxCinesioterapia- Exercícios de Klapp.pptx
Cinesioterapia- Exercícios de Klapp.pptx
 
Cuidador de idoso_22
Cuidador de idoso_22Cuidador de idoso_22
Cuidador de idoso_22
 
Hidroterapia aquecimento
Hidroterapia   aquecimentoHidroterapia   aquecimento
Hidroterapia aquecimento
 
10 m3
10 m310 m3
10 m3
 
Programa de exercícios p a coluna
Programa de exercícios p a colunaPrograma de exercícios p a coluna
Programa de exercícios p a coluna
 
Exercícios para fazer em casa
Exercícios para fazer em casaExercícios para fazer em casa
Exercícios para fazer em casa
 
Cta dac 6_e_afonso
Cta dac 6_e_afonsoCta dac 6_e_afonso
Cta dac 6_e_afonso
 
ALONGAMENTOS PARA MEMBROS SUPERIORES, INFERIORES E TRONCO.ppt
ALONGAMENTOS PARA MEMBROS SUPERIORES, INFERIORES E TRONCO.pptALONGAMENTOS PARA MEMBROS SUPERIORES, INFERIORES E TRONCO.ppt
ALONGAMENTOS PARA MEMBROS SUPERIORES, INFERIORES E TRONCO.ppt
 
Abdomen masculino
Abdomen masculinoAbdomen masculino
Abdomen masculino
 
Esclerose multipla
Esclerose multiplaEsclerose multipla
Esclerose multipla
 
Treinamento para melhora a preparação física para o tae kwon do
Treinamento para melhora a preparação física para o tae kwon do Treinamento para melhora a preparação física para o tae kwon do
Treinamento para melhora a preparação física para o tae kwon do
 
Dor nas costas - slide
Dor nas costas - slideDor nas costas - slide
Dor nas costas - slide
 

Mais de ana pinho

Recursos do Subsolo
Recursos do SubsoloRecursos do Subsolo
Recursos do Subsoloana pinho
 
Precipitacao
PrecipitacaoPrecipitacao
Precipitacaoana pinho
 
Mão-de-obra
Mão-de-obraMão-de-obra
Mão-de-obraana pinho
 
The newspaper
The newspaperThe newspaper
The newspaperana pinho
 
Mercantilismo francês
Mercantilismo francêsMercantilismo francês
Mercantilismo francêsana pinho
 
Mercantilismo francês
Mercantilismo francêsMercantilismo francês
Mercantilismo francêsana pinho
 
Mercantilismo português
Mercantilismo portuguêsMercantilismo português
Mercantilismo portuguêsana pinho
 
Santa Marinha
Santa MarinhaSanta Marinha
Santa Marinhaana pinho
 
Dança Do Ventre
Dança Do VentreDança Do Ventre
Dança Do Ventreana pinho
 

Mais de ana pinho (11)

Recursos do Subsolo
Recursos do SubsoloRecursos do Subsolo
Recursos do Subsolo
 
Precipitacao
PrecipitacaoPrecipitacao
Precipitacao
 
Mão-de-obra
Mão-de-obraMão-de-obra
Mão-de-obra
 
Judo
JudoJudo
Judo
 
Andebol
AndebolAndebol
Andebol
 
The newspaper
The newspaperThe newspaper
The newspaper
 
Mercantilismo francês
Mercantilismo francêsMercantilismo francês
Mercantilismo francês
 
Mercantilismo francês
Mercantilismo francêsMercantilismo francês
Mercantilismo francês
 
Mercantilismo português
Mercantilismo portuguêsMercantilismo português
Mercantilismo português
 
Santa Marinha
Santa MarinhaSanta Marinha
Santa Marinha
 
Dança Do Ventre
Dança Do VentreDança Do Ventre
Dança Do Ventre
 

Ginástica

  • 1. Ginástica De Solo e de Aparelhos Ana Pinho nº2 10ºI
  • 2. História da ginástica A Ginástica, tal como se conhece hoje, tem uma origem recente, tendo surgido no início do século XIX e desenvolvendo-se rapidamente até ao nível que conhecemos hoje. No entanto, ela já existia na antiguidade, onde a exercitação do corpo foi desenvolvida devido às constantes rivalidades entre as cidades e povos, e os exercícios eram praticados com objectivos militares. Foi nessa altura que foi utilizada pela primeira vez a palavra ginástica. O termo “Ginástica” provém da palavra grega “Gymnos” que significa “Nu”, o que se deve ao facto de, na antiguidade clássica, este tipo de actividade se praticar sem qualquer peça de roupa, sendo considerada por isso uma actividade exclusivamente masculina. Foi na Suíça, em 1832, que se formou a primeira Federação de Ginástica. Nesse mesmo ano foi organizada a primeira grande Festa Gímnica Federal (Turnfest) em Aarau, que desde então se repete todos os anos. A partir deste evento, o desenvolvimento e crescimento da ginástica foi enorme.             
  • 3. Em 1881, surge a Federação Europeia de Ginástica, que mais tarde passou a designar-se por Federação Internacional de Ginástica. O primeiro Torneio Internacional realizou-se em Invers, no ano de 1903, passando em 1934 a designar-se por Campeonato do Mundo. Em Portugal, só em 1950 surgiu a Federação Portuguesa de Ginástica, que com o passar dos anos se dividiu em duas Federações distintas: Federação Portuguesa de Ginástica e Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos. A Federação Internacional de Ginástica considera duas grandes áreas da Ginástica: uma vertente não desportiva, que se chama Ginástica Geral e é de participação recreacional; e uma vertente desportiva, onde se englobam todos os tipos de Ginástica que já ouviste falar - Ginástica Artística (feminina e masculina), Ginástica Rítmica, Trampolins, Ginástica Aeróbica e Ginástica Acrobática.
  • 4. Atenção Segundo o dicionário online de língua portuguesa, Priberam, o ginasta é a "pessoa que pratica ginástica como amador ou profissional", visto que sua definição de ginástica é a "arte de exercitar, de fortificar, de desenvolver o corpo por um certo número de exercícios físicos sob um conjunto de exercícios próprios para desenvolver as faculdades intelectuais."Tal definição é válida também para a Federação Internacional, que tem por filosofia gímnica a ginástica para todos. De acordo com o Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2010, o ginasta pode ser um atleta e uma pessoa que pratica ginástica. Então, pode-se afirmar que sobre o prisma da filosofia e da prática gímnica, o ginasta é todo aquele que pratica ginástica em suas variadas modalidades, seja em nível profissional ou em nível amador. Contudo, como não existem diferenças de nível amador e profissional para as modalidades não competitivas, o praticante é todo aquele que pratica ginástica com intuito do condicionamento físico e mental.
  • 5.
  • 6. Elevar o rabo e apoiar a nuca no tapete. Rolar o corpo sobre as costas, mantendo o queixo junto ao peito.
  • 7.
  • 8. Rolamento à retaguarda com saída de pernas afastadas e estendidas Como fazer? -Desequilibrar o corpo para trás, aproximando o tronco das pernas; -Rolar sobre as costas, apoiando as mãos no tapete ao lado da cabeça; -Empurrar o tapete, afastando as pernas depois destas terem ultrapassado o plano vertical; -Terminar na posição de pé e juntar as pernas através de um pequeno salto.
  • 9. Rolamento à frente saltado Como fazer? -Impulsão a pés juntos, seguido da projecção do corpo para a frente; -Lançamento dos membros superiores; -Saída dos pés do solo com elevação da bacia; -Apoio das mãos à largura dos ombros o mais longe possível, com flexão dos cotovelos; -Apoio da nuca no solo, seguido do rolamento progressivo sobre a coluna, mantendo o corpo engrupado; -Contacto da bacia com o solo e colocação dos pés junto à bacia; -Projecção dos membros superiores para a frente em elevação anterior, terminando na posição de sentido com os membros superiores em elevação superior e no prolongamento do tronco.
  • 10. Apoio facial invertido (pino) com rolamento à frente Como fazer? -Apoiar as palmas no solo à largura dos ombros, com dedos bem afastados, os braços estendidos e dar balanço com perna de impulsão, elevando a perna livre; -Na posição de equilíbrio, realizar extensão completa dos diferentes segmentos corporais (apoio invertido), com pernas juntas, as pontas dos pés estendidas e o olhar dirigido para as mãos, colocadas na linha de projecção dos ombros (corpo contraído); -Desequilibrar o corpo e executar rolamento à frente.
  • 11. Roda Como fazer? -Executar afundo da perna de impulsão, seguido de elevação rápida da perna de balanço; -Apoiar as mãos no solo, uma após a outra, em linha recta com braços no prolongamento do corpo; -Passar por apoio invertido com pernas afastadas e estendidas, mantendo o olhar dirigido para as mãos; -Fazer a recepção no solo em dois tempos: primeiro a perna de balanço e depois a perna de impulsão, chegando ao solo com o corpo virado para o ponto de partida e os braços em elevação lateral obliqua superior.
  • 12. Avião Como fazer? -Eleva uma das pernas atrás com pé em flexão plantar; -Extensão completa dos membros inferiores; -Flecte o tronco à frente; -Olhar dirigido para a frente; -Membros superiores em extensão e afastados lateralmente; -Tonicidade geral elevada; -Mantém a posição durante 3 segundos.
  • 13. Ponte Como fazer? -Planta dos pés apoiadas no solo; -Mãos apoiadas ao lado da cabeça com os dedos afastados e orientados para os pés; -Extensão dos membros superiores e membros inferiores; -Elevação da bacia; -Membros inferiores unidos; -Cabeça acompanha o movimento de extensão da coluna; -Olhar dirigido para as mãos.
  • 14. Minitrampolim - salto em extensão (vela) Como fazer? -Após a corrida preparatória, realizar a impulsão no centro da tela, com pés paralelos e pernas ligeiramente flectidas ; -Sair do aparelho com pernas estendidas e olhar dirigido em frente; -Contactar o solo em equilíbrio, com pernas afastadas à largura dos ombros, com ligeira flexão dos membros inferiores e braços junto ao corpo.
  • 15. Minitrampolim - salto engrupado Como fazer? -Após corrida preparatória, realizar impulsão no centro da tela, com pés paralelos e as pernas ligeiramente flectidas; -Puxar os joelhos ao peito e tocar as pernas com os braços, imediatamente abaixo dos joelhos, no ponto mais alto do voo; -Após definição da figura de Engrupado, realizar a abertura através de movimento enérgico das pernas juntas e estendidas, com os braços ao lado do corpo; -Contactar o solo em equilíbrio, com as pernas afastadas à largura dos ombros e com ligeira flexão dos membros inferiores e braços junto ao corpo.
  • 16. Minitrampolim - salto em carpa Como fazer? -Chamada energética com pés paralelos (ligeiramente afastados) joelhos em semi-flexão no centro do trampolim, ombros ligeiramente recuados em relação ao apoio dos pés; -No ponto mais alto do voo realizar a “espargata” frontal, com os braços estendidos na direcção dos pés; -As costas devem inclinar-se ligeiramente à frente e os membros inferiores devem subir para o plano horizontal. -Abertura rápida da posição para a recepção (equilibrada a pés juntos com ligeira flexão dos membros inferiores no momento do contacto dos pés no solo); -Finalização na posição de sentido.
  • 17. Aparelhos Plinto Boque Minitrampolim Banco sueco Trampolim sueco Tapete Trampolim reuter Colchão