O slideshow foi denunciado.
Utilizamos seu perfil e dados de atividades no LinkedIn para personalizar e exibir anúncios mais relevantes. Altere suas preferências de anúncios quando desejar.

[Fórum Indústria Digtal] A importância do UX e UI em operações B2B

81 visualizações

Publicada em

Thomaz Gonçalves, Head of UX & Design da Vale da importância do UX e UI em operações B2B.

Saiba mais em https://eventos.ecommercebrasil.com.br/industria-digital/

Publicada em: Negócios
  • Seja o primeiro a comentar

[Fórum Indústria Digtal] A importância do UX e UI em operações B2B

  1. 1. AIMPORTÂNCIADE UX/UIEMOPERAÇÕESB2B
  2. 2. THOZ DESIGNER HÁ +13 ANOS NETO DE JAPONESES (SANSEI) VOLUNTÁRIO TECNOGUETO HEAD DE UX & DESIGN PROFESSOR DE UX DESIGN MBA ECONOMIA COMPORTAMENTAL PÓS CIÊNCIAS HUMANAS MENTOR DE UX (AWARI, MENTORA, ETC)
  3. 3. “NUM MUNDO CHEIO DE INCERTEZAS E MUDANÇAS QUAL ELEMENTO CONTINUA IMPACTANDO E SENDO IMPACTADO POR NOSSAS DECISÕES?” PROVOCAÇÃO INICIAL
  4. 4. PESSOAS
  5. 5. B2B B2C D2C
  6. 6. B2B B2C D2C CPF
  7. 7. 100% dos clientes SIMON SINEK são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.
  8. 8. PANDEMIA
  9. 9. +46%AUMENTO DO USO DE E-COMMERCE DURANTE A PANDEMIA FONTE:
  10. 10. 80% FONTE: DAS INTERAÇÕES COMERCIAIS ENTRE EMPRESAS SERÃO DIGITAIS ATÉ 2025.
  11. 11. “O consumo é uma condição e um aspecto permanente e irremovível, sem limites temporais ou históricos; um elemento inseparável da sobrevivência biológica que nós humanos compartilhamos com todos os outros organismos.” ZYGMUNT BAUMAN
  12. 12. O consumo no lugar da moral. No mundo líquido o novo cidadão é um consumidor. Igualdade passa a ser pensada como direito de compra/acesso. ZYGMUNT BAUMAN
  13. 13. CAMADAS DAEXPERIÊNCIA COMPORTAMENTOS EM ESTÁGIOS DA VIDAHUMANO COMPORTAMENTOS PARA ATENDER NECESSIDADES E DESEJOSCONSUMIDOR COMPORTAMENTOS DA RELAÇÃO COM A MARCACLIENTE COMPORTAMENTOS DA UTILIZAÇÃO/INTERAÇÃOUSUÁRIO FONTE:
  14. 14. UX UI CX CPF
  15. 15. ATRIBUTOS DAEXPERIÊNCIA DIFERENCIACÃO [RELEVANTE] SIGNIFICATIVA AGRADÁVEL ACESSO [CONVENIENTE] ADEQUADA FÁCIL DE USAR BÁSICO [ESPERADO] CONFIÁVEL ÚTIL FONTE:
  16. 16. DESIGN
  17. 17. INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR IHC
  18. 18. “(UX) É a forma com que você sente o mundo, é a forma que você experiencia a sua vida, é a forma que você experiencia um serviço, ou… sim… um aplicativo ou um sistema de computador. Mas é um sistema. É tudo!.” — Don Norman
  19. 19. UX/UI
  20. 20. UX/UI PLATAFORMA: CTA, CONTEÚDO, LEADS, CAC...
  21. 21. UX/UI PLATAFORMA: CTA, CONTEÚDO, LEADS, CAC... COMO É A SEPARAÇÃO?
  22. 22. UX/UI PLATAFORMA: CTA, CONTEÚDO, LEADS, CAC... COMO É A SEPARAÇÃO? COMO É A LOGÍSTICA? (DIRETA OU INDIRETA)
  23. 23. UX/UI PLATAFORMA: CTA, CONTEÚDO, LEADS, CAC... COMO É A SEPARAÇÃO? COMO É A LOGÍSTICA? (DIRETA OU INDIRETA) COMO É A “EXPERIÊNCIA DA ESPERA”?
  24. 24. UX/UI PLATAFORMA: CTA, CONTEÚDO, LEADS, CAC... COMO É A SEPARAÇÃO? COMO É A LOGÍSTICA? (DIRETA OU INDIRETA) COMO É A “EXPERIÊNCIA DA ESPERA”? COMO É A EMBALAGEM?
  25. 25. UX/UI PLATAFORMA: CTA, CONTEÚDO, LEADS, CAC... COMO É A SEPARAÇÃO? COMO É A LOGÍSTICA? (DIRETA OU INDIRETA) COMO É A “EXPERIÊNCIA DA ESPERA”? COMO É A EMBALAGEM? COMO É O ATENDIMENTO?
  26. 26. UX/UI PLATAFORMA: CTA, CONTEÚDO, LEADS, CAC... COMO É A SEPARAÇÃO? COMO É A LOGÍSTICA? (DIRETA OU INDIRETA) COMO É A “EXPERIÊNCIA DA ESPERA”? COMO É A EMBALAGEM? COMO É O ATENDIMENTO? COMO É A PUBLICIDADE?
  27. 27. UX/UI PLATAFORMA: CTA, CONTEÚDO, LEADS, CAC... COMO É A SEPARAÇÃO? COMO É A LOGÍSTICA? (DIRETA OU INDIRETA) COMO É A “EXPERIÊNCIA DA ESPERA”? COMO É A EMBALAGEM? COMO É O ATENDIMENTO? COMO É A PUBLICIDADE? COMO É A EXPERIÊNCIA DE QUEM FAZ?
  28. 28. É PRECISO FAZER MAIS PERGUNTAS E TER MENOS CERTEZAS
  29. 29. Filosofia Tibetana SEC VI a.C IGNORÂNCIA CONHECIMENTO TAMBÉM SE NA ILUSÃO DO APRESENTA
  30. 30. 10 Habilidades do professional do futuro RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPLEXOS PENSAMENTO CRÍTICO CRIATIVIDADE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL CAPACIDADE DE JULGAMENTO E TOMADA DE DECISÕES ORIENTAÇÃO PARA SERVIR NEGOCIAÇÃO FLEXIBILIDADE COGNITIVA
  31. 31. “A EXPERÊNCIA DO USUÁRIO VAI ACONTECER, COM OU SEM DESIGNERS, A QUESTÃO É: ESTAMOS INTENCIONALMENTE PROJETANDO ESSAS RELAÇÕES?” PROVOCAÇÃO FINAL
  32. 32. “EU NÃO PRECISO ENTENDER AS PESSOAS, JÁ CONHEÇO MEUS USUÁRIOS!”
  33. 33. valeu! Thoz @thoz_ contato@thoz.com.br

×