Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
What to Upload to SlideShare
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

4

Share

Download to read offline

Lição 4 - Disciplina e o processo educacional de Deus

Download to read offline

Slide Lição 4 - Disciplina e o processo educacional de Deus
Slide Licao 4 2 t - 2018 - betel

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Lição 4 - Disciplina e o processo educacional de Deus

  1. 1. ebd-betel.blogspot.com.br Disciplina e o processo educacional de Deus
  2. 2. 1º Trimestre Ano 2018 Propósito de Deus para o discípulo de Cristo Aperfeiçoamento Cristão 2º Trimestre Ano 2018
  3. 3. Lição 1 – Discernindo as bênçãos de Deus Lição 2 – Deus cuida dos que se dedicam a Ele Lição 3 - Usando as lentes da fé e dos propósitos de Deus Lição 4 - Disciplina e o processo educacional de Deus Lição 5 - A responsabilidade de cuidar uns dos outros Lição 6 - O temor a Deus e as atitudes corretas Lição 7 - Deus espera de nós uma respostas Lição 8 - Os propósitos de Deus nos milagres Lição 9 - É preciso buscar crescimento espiritual Lição 10 - Vivendo neste presente século Lição 11 - O discipulado de Jesus e o serviço cristão Lição 12 - Nossas atitudes diante da Palavra de Deus Lição 13 - Em Cristo somos mais do que vencedores
  4. 4. ebd-betel.blogspot.com.br ❶ ❷ ❸ Explicar o que é disciplina à luz da Bíblia; Mostrar a autoridade bíblica para a aplicação de disciplina por parte da igreja; Ensinar que a vida do povo de Deus é uma vida que envolve disciplina.
  5. 5. ebd-betel.blogspot.com.br (Hebreus 12:6) “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.”
  6. 6. ebd-betel.blogspot.com.br A disciplina faz parte do processo de aperfeiçoamento do discípulo de Cristo, enquanto estiver na terra.
  7. 7. Hebreus 12.7,8,10,11 7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque , que filho há a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
  8. 8. Ore a Deus pelo seu pastor e por tantos outros que contribuíram com a sua vida cristã.
  9. 9. Trata-se de uma ação com propósitos bem definidos (Hb 12.10). É feliz aquele que se submete à disciplina do Senhor. A disciplina faz parte do processo de crescimento, amadurecimento e aperfeiçoamento do discípulo de Cristo.
  10. 10. Apesar de ser bíblico, disciplina é um dos assuntos pouco enfatizados nos dias de hoje. 1.1 – Disciplina e a sua necessidade 1.2 – Disciplina e os diferentes termos 1.3 – Disciplina e a santidade de Deus A questão é que, quando o púlpito da igreja silencia, muitos começam a agir de acordo com seus próprios pensamentos e como melhor convém a cada um.
  11. 11. é a REVELAÇÃO DE DEUS para nós e a AUTORIDADE fundamental sobre a qual a IGREJA deve MOLDAR sua fé.
  12. 12. A expressão “deixemos” indica um aspecto da vida disciplinada do discípulo do Senhor: a autodisciplina. Somos chamados para perseverarmos na jornada cristã, mantendo nosso foco em Jesus Cristo e removendo qualquer coisa que nos impeça ou atrapalhe na continuidade da caminhada como discípulos de Cristo.
  13. 13. Somente no texto de Hebreus 12.5-11 encontramos dez vezes diversos termos correlatos: correção, repreensão, disciplina. A palavra grega é “paideuõ”, admitindo vários sentidos: Treinar crianças Ensinando Castigando Disciplina Correção Educar para a vida
  14. 14. O entendimento dos diversos sentidos do termo “disciplina” que são admitidos na Bíblia, nos ajuda a corrigirmos pensamentos equivocados e ideias que possam causar resistência a este instrumento utilizado no processo de aperfeiçoamento dos membros do corpo de Cristo.
  15. 15. Alguns pensamentos equivocados de resistência a disciplina : “Só presto contas a Deus” “Deus conhece minhas fraquezas” “conheço pessoas vivendo em pecado” “Sou assim mesmo”
  16. 16. “Para sermos participantes da sua santidade” (Hb 12.10). Este texto indica o propósito de Deus ao aplicar a correção em Seus filhos, visto que estamos propensos às práticas do velho homem Assim, por intermédio da correção e instrução, o processo educacional de Deus vai sendo aplicado em nós (Hb 12.11).
  17. 17. É bíblica a aplicação de disciplina por parte da Igreja.
  18. 18. “Porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos” (Juízes 21.25) Sem disciplina na Igreja, a história abaixo se repetirá :
  19. 19. Muitos associam o uso da disciplina pela Igreja com ausência de amor e misericórdia. Há os que acreditam que somente Deus ou o próprio membro do Corpo de Cristo aplica a disciplina a si. 2.1 – Igreja – origem e natureza 2.2 – A Igreja e o uso da disciplina 2.3 – Os cuidados e objetivos na aplicação da disciplina Assim, vemos que há necessidade de instrução bíblica sobre este tema: Disciplina
  20. 20. O verdadeiro significado de Igreja não está no ajuntamento mas em Cristo, que é o fundador e o fundamento (1Co 3.11), a cabeça (Ef 1.22). A Igreja é de Deus (At 20.28; 1Pe 2.9-10). Não basta entender Igreja como um grupo, um povo ou um ajuntamento, pois Igreja não é clube ou associação para irmos algumas vezes, aproveitando o tempo livre.
  21. 21. Foi o próprio Jesus Cristo quem primeiro tratou sobre a igreja lidar com a aplicação da disciplina (Mt 18.15-19). Há casos de membros da igreja que são disciplinados diretamente por Deus (1Co 11.30-32). É bíblica a autoridade da igreja para aplicar disciplina (Mt 18.15-19; Rm 16.17-18; 1Co 5; Gl 6.1; 2Ts 3.14-15; 1Tm 5.20; Tt 1.10-11).
  22. 22. Infelizmente, vivemos num tempo de muito individualismo e insubordinação. Além disso, em muitas igrejas locais não se exerce mais a autoridade concedida por Deus para aplicar a disciplina.
  23. 23. Evidentemente, devemos, como Igreja, agir tendo em mente os princípios bíblicos que norteiam o uso da disciplina, evitando assim, tanto a negligência como o abuso.
  24. 24. “ Não disciplinar os errados significa correr o risco de cair na posição de confundir a igreja com o mundo e vice-versa. Mas a disciplina rigorosa incorre num perigo igualmente sério de cisma, dividindo irmãos e destruindo o ‘santuário de Deus’ ”. teólogo evangélico e missionário da Missão Batista (1929-2016)
  25. 25. O Senhor Jesus ao instruir sobre como lidar com o pecado de um irmão, retrata bem o objetivo da disciplina: “ganhaste a teu irmão” (Mt 18.15). A Bíblia orienta a Igreja nas questões fundamentais da disciplina, é importante também conhecer os objetivos na aplicação da mesma.
  26. 26. Paulo escrevendo a Timóteo declara o objetivo do corretivo aplicado a dois homens: “para que aprendam” (1Tm 1.20). ❶Agir com humildade e atenção consigo mesmo para não sermos tentados (Gl 6.1); ❷Amor, mansidão e capacitação para ensinar (2Tm 2.24-26); ❸Tendo em mente que se trata não de um inimigo, mas um irmão (2Ts 3.15). É preciso também, atentarmos para alguns cuidados quando os membros da igreja estiverem envolvidos na aplicação da disciplina:
  27. 27. 3.1 – A autodisciplina 3.2 – Sendo disciplinado 3.3 – A questão da tolerância Aprendemos que a vida do povo de Deus é uma vida que envolve disciplina, pois “Deus não é Deus de confusão” e se requer que tudo seja feito com ordem e decência (1Co 14.33, 40).
  28. 28. Não basta identificar os erros, é necessário agir para corrigir e prevenir. É um verdadeiro exercício espiritual (1Tm 4.7-8). Podemos praticar ações de autodisciplina com o objetivo de prevenção dos erros, tais como : ❶ Leitura bíblica ❷ Oração diárias ❸ Frequência à Escola Bíblica Dominical ❹ Frequência aos cultos de ensino ❺ Participação na Ceia do Senhor ❻ Envolvimento nas atividades da igreja local ❼ Constante vigilância ❽ Prática do jejum com propósitos específicos ❾ Renúncia
  29. 29. Uma vez disciplinado devemos buscar no Senhor humildade para nos submetermos àqueles que têm sido constituídos por Deus. Normalmente, quando não priorizamos a autodisciplina, acarretando, assim, descuido conosco mesmo, se faz necessário sermos alvos de disciplina, seja diretamente da parte de Deus ou por intermédio da igreja.
  30. 30. Havia a tendência de admitir modos de pensar, agir e sentir que diferem da sã doutrina. Na mensagem enviada à igreja em Tiatira, um grande centro comercial na Ásia Menor, Jesus menciona: obras, amor, serviço, fé, paciência e crescimento (Ap 2.18-29). Contudo, havia um porém: “toleras Jezabel”. Tolerância ao pecado A igreja de Tiatira não estava exercendo a disciplina.
  31. 31. Uma das lições que podemos extrair dessa mensagem é que amar não significa aceitar tudo. vladimir maiakovski (Poeta) O amor não pode ser usado como escudo para esconder o mal e permitir o pecado.
  32. 32. Disciplina faz parte do tratamento de Deus para com aquele que Ele ama e adotou como Seu filho. Não rejeitemos, pois, nem a autodisciplina, nem a disciplina de Deus, seja diretamente ou por intermédio da Igreja. É para o nosso bem e aperfeiçoamento.
  33. 33. 1. Por intermédio da correção e instrução, o que vai sendo aplicado em nós? R: O processo educacional de Deus (2Tm 3.16; Hb 12.11). 2. De quem é a Igreja? R: De Deus (At 20.28; 1Pe 2.9-10). 3. Quem primeiro tratou sobre a igreja lidar com a aplicação da disciplina? R: Jesus Cristo (Mt 18.15-19). 4. Qual expressão Jesus usou ao instruir sobre como lidar com o pecado de um irmão, que retrata bem o objetivo da disciplina? R: “Ganhaste a teu irmão” (Mt 18.15). 5. O que não pode ser usado como escudo para esconder o mal e permitir o pecado? R: O amor (Ap 2.18-29).
  34. 34. ebd-betel.blogspot.com.br Lição 5 – A responsabilidade de cuidar uns dos outros
  35. 35. Deus Abençoe !
  • ivangomes54

    Jan. 26, 2020
  • PatrickRanulfo

    May. 12, 2018
  • ZLuizOliveira

    Apr. 22, 2018
  • FabioOliveira391

    Apr. 22, 2018

Slide Lição 4 - Disciplina e o processo educacional de Deus Slide Licao 4 2 t - 2018 - betel

Views

Total views

105,590

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

103,074

Actions

Downloads

65

Shares

0

Comments

0

Likes

4

×