Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
What to Upload to SlideShare
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

Share

Lição 12 - Os Benefícios da Provação na Vida do Discípulo de Cristo

Download to read offline

Os Benefícios da Provação na Vida do Discípulo de Cristo

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

Lição 12 - Os Benefícios da Provação na Vida do Discípulo de Cristo

  1. 1. Os Benefícios da Provação na Vida do Discípulo de Cristo Lição 12
  2. 2. Tema do Trimestre
  3. 3. Lições do Trimestre
  4. 4. Leituras Complementares
  5. 5. Texto de Referência Tiago 1.12 12 – Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tiago 5.8,10,11 8 – Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações, porque já a vinda do Senhor está próxima. 10 – Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. 11 – Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
  6. 6. Texto Áureo “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se enche em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1.7)
  7. 7. Verdade Aplicada As provações da vida têm como finalidade produzir um caráter refinado e uma vida de comunhão com Deus.
  8. 8. Ponto de Partida É preciso ser paciente e perseverante.
  9. 9. Motivo de Oração Ore pelos cristãos que são perseguidos em diversos países por causa da sua fé.
  10. 10. Objetivos da Lição ❶ Descrever o perfil de Jó e sua integridade ❷ Apresentar os ataques de Satanás sobre a vida de Jó ❸ Mostrar como foi o final da vida de Jó
  11. 11. Tópicos da Lição
  12. 12. Introdução
  13. 13. Introdução As provações pelas quais Jó passou são fonte de aprendizado para os cristãos de hoje. Precisamos aprender a ser pacientes em meio ao sofrimento e a perseverar [Tg 5.11]
  14. 14. Jó, um homem Aprovado por Deus Tópico 1
  15. 15. 1 – Jó, um homem Aprovado por Deus As provações têm sempre a finalidade de aperfeiçoar a nossa fé. Jó é um exemplo de perseverança e fé em meio às provações.
  16. 16. 1.1 – Jó, um homem Rico, Temente e Adorador A Bíblia descreve o patriarca Jó como o homem mais rico do Oriente [Jó 1.3] O que mais nos chama atenção não é sua riqueza, e sim, sua devoção a Deus.
  17. 17. Jó nos ensina que a maior riqueza que um homem pode ter é a presença de Deus em sua vida. Jó oferecia sacrifícios antecipados a Deus para que, se porventura, seus filhos tivessem pecado, Ele os perdoasse [Jó 1.5] 1.1 – Jó, um homem Rico, Temente e Adorador
  18. 18. 1.2 – Jó, um homem Íntegro Jó é descrito nas Escrituras como um pai de família responsável e homem de caráter ilibado “homem sincero, reto e temente a Deus; e desviando-se do mal” (Jó 1.1)
  19. 19. 1.2 – Jó, um homem Íntegro Será que Deus poderia testemunhar acerca da nossa vida? O que Deus diria a nosso respeito ? Deus conhecia Jó, sabia o que fazia e sua estrutura, ao ponto de permitir que Satanás o provasse.
  20. 20. 1.3 – Jó, um homem Depurado pelo Fogo Todos aquele a quem Deus deseja levar mais adiante em sua obra, sem exceção, passarão pelo crisol da aprovação. Jó é um dos mais excelentes personagens a nos ensinar o quanto um homem pode suportar para manter-se em integridade diante de Deus [Tg 5.10-11]
  21. 21. Eu Ensinei Que: As provações têm sempre a finalidade de aperfeiçoar a nossa fé. Jó é um exemplo de perseverança e fé em meio às provações. Sua vida é um modelo para todo aquele que vive momentos difíceis e de grandes provações.
  22. 22. Os ataques de Satanás sobre a vida de Jó Tópico 2
  23. 23. 2 – Os ataques de Satanás sobre a vida de Jó Os ataques contra a vida de Jó não foram aleatórios, eles tinham alvos bem específicos.
  24. 24. 2.1 – O Ataque sobre as Finanças
  25. 25. 2.2 – O Ataque sobre a Família Se isso não bastasse, sua mulher não teve forças para enfrentar o quadro pelo qual passava e lhe aconselha a morrer também [Jó 2.9] Em apenas um dia, Jó recebeu a notícia da morte de dez filhos ao mesmo tempo [Jó 1.18-19]
  26. 26. Jó se recusava a renunciar a sua fé em Deus e sua integridade, justamente o que a esposa sugerira que ele abandonasse. 2.2 – O Ataque sobre a Família Uma das áreas que Satanás mais tem atacado nos dias de hoje é a área familiar.
  27. 27. 2.3 – O Ataque sobre a Saúde Satanás estava decidido a ouvir Jó blasfemar contra Deus de qualquer maneira. Então, atacou-lhe na última área restante sua saúde.
  28. 28. Eu Ensinei Que : Os ataques contra a vida de Jó não foram aleatórios, eles tinham alvos bem específicos. Estas três áreas na vida de Jó, atingidas pelo inimigo, são bastantes sensíveis na vida do ser humano: finanças, família e saúde.
  29. 29. Lições para o Discípulo de Cristo Tópico 3
  30. 30. 3 – Lições para o Discípulo de Cristo São muitas, preciosas e adequadamente aplicáveis ao povo de Deus hoje as lições que podem ser extraídas do relato acerca de Jó, sua integridade, sofrimento e sua vida após o Senhor virar o seu cativeiro [Jó 42.10]
  31. 31. 3.1 – Crescer no Conhecimento de Deus O enfrentamento das adversidades e batalhas da vida deve conduzir a uma maior convicção acerca :  do poder de Deus,  da Sua Soberania,  da prevalência de Seus planos,  de um maior conhecimento experimental e relacional Leva não apenas Conhecimento, mas Experiência. Não apenas Experiência, mas Relacionamento.
  32. 32. O texto sagrado registra as palavras de Jó após passar por aquela experiência: “Por isso, me abomino ...” [Jó 42.6] “Jó recebeu uma nova revelação de Deus ... Ele se humilha diante desse grande Deus e se arrepende da maneira como o questionara.” 3.2 – Uma Profunda Consciência de Si Mesmo
  33. 33. 3.3 – Lidando com seus Acusadores Notemos que o Senhor Deus emitiu uma ordem: “meu servo Jó orará por vós”
  34. 34. Contudo, o texto diz : “Jó ... Orava pelos seus amigos” [Jó 42.8,10] A restauração de Jó ocorre somente neste ponto, quando ele se rendeu a Deus e foi reconciliado com seus amigos ... 3.3 – Lidando com seus Acusadores
  35. 35. Eu Ensinei Que : São muitas, preciosas e adequadamente aplicáveis ao povo de Deus hoje as lições que podem ser extraídas do relato acerca de Jó, sua integridade, sofrimento e sua vida após o Senhor virar o seu cativeiro.
  36. 36. Conclusão
  37. 37. Conclusão  Jó, um homem de coração reto e justo, viveu uma arrasadora experiência de perdas e danos.  Além das catástrofes pessoais, ainda se viu atacado por aqueles que considerava seus amigos.  Mesmo assim, ele venceu e nos ensina que a confiança em Deus sempre nos proporciona um grande final.
  38. 38. Revista Betel Dominical Editora Betel 3° Trimestre de 2021 www.ebdpanorama.com FONTE ® Slide desenvolvido por

Os Benefícios da Provação na Vida do Discípulo de Cristo

Views

Total views

1,839

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

1,591

Actions

Downloads

17

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×